Depois de Aushwitz

Chegou a hora de falarmos de livros, afinal ‘Livros São Vida’, certo? Certo!

Bom, nesse ultimo final de semana terminei a leitura do livro ‘Depois de Auschwitz – O Emocionante relado da irmã de Anne Frank que sobreviveu ao Holocausto’ da autora Eva Schloss, publicado pela Editora Universo dos Livros.

capa

Comecemos pela capa que é linda, com um ar sombrio e misterioso. Tendo tudo a ver com o horror que foi a Segunda Guerra Mundial. E com essas grades separando o campo de concentração do resto do mundo – que na época, muitos não sabiam da existência destes campos onde a morte pairava sobre todos os judeus.

A autora, Eva, conta sua história neste livro depois de 60 anos guardando e soterrando dentro do peito os momentos vividos durante a guerra, que marcaram sua vida para todo o sempre.

“Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando a guerra termina e Auschwitz é finalmente extinto, mãe e filha iniciam uma longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado.”

Para começar, Eva não é irma de Anne Frank, a irmã de Anne morreu junto dela durante o Holocausto. Quando começamos a ler o livro, entendemos que a realidade é que Otto Frank, pai de Anne, foi como um segundo pai para Eva. Não posso me explicar mais para não dar spoilers.

Acho que nunca tinha lido uma autobiografia. E para uma primeira vez, posso dizer que amei! A forma como Eva escreve é tão fluída e fácil de ler que engolia 3, 4 capítulos por noite antes de dormir.

Eva aos quatro anos de idade.

 

Eva, sempre foi uma menina ativa e determinada, desde muito jovem, quando vivia em Viena com seus pais e seu irmão mais velho. Quando a guerra estourou, o nazismo e as palavras de Hitler invadiram toda a Europa e a vida dos judeus e alemães, e com a família de Eva não foi diferente. Ela mudou de nome, de cidade e se separou de seu pai e irmão por um tempo. Teve uma adolescência difícil e conturbada. Não podia frequentar mais a escola ou dar uma volta em lugares que antes era permitido. Era xingada e humilhada onde quer que fosse, sempre vestindo suas roupas que estampavam uma estrela amarela no braço.

bb
Fritzi segurando Eva e Heinz ao lado

Mas foi em seu aniversario de 15 anos, que sua vida mudou da forma mais drástica possível. Ela e sua família foram mandados para o campo de concentração de Aushwitz. E lá, a Eva impetuosa e espirituosa deixou de existir, dando lugar a uma garota sofrida.

A autora conta tudo de uma forma tão sincera e verdadeira que nos sentimos próximas dela e de sua história. E apesar de este evento histórico ter sido extremamente sombrio, conhecer a história de Eva e como ela lidou com a vida pós guerra, foi ótimo.

Anne Frank teve sim contato com Eva, durante sua infância. Foram poucas as vezes e a amizade delas foi curta, mas significante. Depois da guerra, o pai de Anne, Otto, passou a se dedicar à publicação do diário de sua filha com a ajuda da mãe de Eva. E por isso a ligação dessas duas família é retratada neste livro, e por outros motivos a mais que não posso soltar para vocês.

Eva ainda criança, com Anne e Otto Frank

Li este livro em um piscar de olhos, e confesso que queria ler mais, mas acabou. E ele termina de uma forma muito leve e sútil. Com uma sensação de missão cumprida. Eva já havia publicado um livro contando sua experiência no campo de concentração, intitulado de ‘A História de Eva’. Hoje, ela tem 85 anos e já recebeu, do príncipe Charles, o título de Membro do Império Britânico, por seu trabalho e dedicação com a ‘Fundação Anne Frank’.

85
Eva Schloss

Foi uma leitura, em termos, leve.Aapesar do tema Holocausto. E depois de ter lido tantos outros livros do mesmo tema, este livro, está entre os meus favoritos do gênero.

E vocês já leram este livro? Se não, vale muito a pena conhecer um pouco mais da história de Eva e ainda entender melhor o que foi essa guerra terrível.

Comprei o meu na submarino, caso vocês estejam curiosos.

Espero que tenham gostado!

~xoxo~

Fotos:Reprodução

Anúncios

Um comentário sobre “Depois de Aushwitz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s