Descobri um novo gosto literário, por livros autobiográficos. Acho que já falei um pouco disso no ultimo livro que li, ‘Depois de Aushwitz’, que teve post aqui no blog também. E assim que terminei o último, voei para a livraria e comprei a autobiografia de Lena Dunham, ‘Não Sou Uma Dessas’. Quem já leu?
Para quem nunca ouviu falar da Lena, ela é uma pessoa que vale a pena parar para saber um pouco a respeito de sua trajetória. Ela é atriz, roteirista e cineasta norte americana. Nascida em New York, ficou conhecida mundialmente por ser a criadora e protagonista da própria série de Tv, ‘Girls’, pela qual ganhou dois Globos de Ouro. E teve ainda mais destaque por ser, a primeira mulher premiada pelo ‘Directors Guild Award’ por ter dirigido – e ainda dirigir – uma série de comédia.
Já começo dizendo que nunca assisti a série de Lena, e quando vi o livro nas livrarias por aí, a capa foi o motivo de ter me chamado a atenção. E quando me toquei sobre o que se tratava, já coloquei em minha wishlist literária, é claro! Adoro saber mais da vida de pessoas comuns, que fizeram de sua existência, algo não tão comum assim.
Bom, neste livro, Lena nos conta vários relatos e acontecimentos pessoais que ela viveu durante toda sua vida até o presente momento. Desde sua infância, adolescência e vida adulta. Ela é absolutamente aberta para contar tudo, nos mínimos detalhes de cada situação vivida, independente de ter sido constrangedor ou não para Lena.
“Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.”
Lena escreve tudo de uma maneira tão libertadora que em várias partes eu dei boas risadas. Alguns pontos importantes de sua história, como por exemplo como ela lidou com seu corpo quando teve sua primeira menstruação, como lida com o sexo e a morte, são características muito marcantes em Lena. E em alguns pontos, me pegava pensando… ‘como meu Deus, você consegue agir com essa leveza toda, diante deste ‘fardo’ que é as peculiaridades da vida?’
E esses detalhes e outros mais, que me fizeram enxergar – mais um vez – que a vida é cheia de pessaos que passam pelos mesmos problas que os nossos. E que muitas delas, mesmo com problemas, conseguem se destacar na multidão que habita este planeta.
Um fato que me incomodou um pouco, foi o fato de a história não ser contada de forma cronológica. Eu sempre me perco no meio de tanto detalhe gente! Principalmente quando ela conta de seus casos amorosos he he he
A diagramação e ilustração do livro é a coisa mais linda e gostosa do mundo! As páginas do livro, são todas cheias de ilustrações e desenhos fofos, que representam alguma coisa que está sendo contada naquela página. Ao abrir a página do livro, voce já se depara com uma linda ilustra, muito bem feita e leve.
Quem aí, já leu o livro da Lena? Aproveitem que é uma leitura gostosa e leve. Para esquecer dos problemas lá fora!
Comprei o meu na Saraiva e paguei um pouco mais caro do que está agora, então se joguem!
Se estão curiosos para assistir à série ‘Girls’ que é exibida pelo canal HBO, mas não tem TV à cabo em casa, assistam aqui!
Espero que tenham gostado!
~xoxo~
Fotos:Reprodução
Parece um livro divertido de ler, pelo que você descreve. Eu também passei a ler biografias e autobiografias. A que estou lendo agora é incrível: Eu Sou Malala. Estou gostando dessa coisa de conhecer pessoas novas e diferentes.
Parabéns pelo seu trabalho! Abraços…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, é um livro divertido sim, vale a pena conhecer a história da Lena! E a história da Malala sempre tive curiosidade de conhecer. voce está gostando?
Obrigada e volte sempre ao blog! Beijo
CurtirCurtir
Estou sim, é muito emocionante o jeito que ela conta a história dela. Eu estou conhecendo muito da cultura conservadora do país onde ela vive, principalmente no tratamento que dão às mulheres, mas mesmo assim o proprio pai dela é contra tudo isso… em fim são muitas histórias boas que me leva a refletir sobre a nossa liberdade, sobre o nosso país e sobre a minha própria vida… Logo vou fazer uma rezenha com algumas frases do livro, voce vai ver o quanto é impactante.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa parece sensacional, quando sair a resenha no seu blog, irei conferir com certeza! Sucesso no seu trabalho :*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Só corrigindo um “pequeno grande erro” é resenha e não rezenha! kkkkkk
Esse é o mal de escrever sempre no computador onde todas as palavras erradas aparece um sublinhado vermelho!
CurtirCurtido por 1 pessoa
ha ha ha acontece com os melhores! 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa