Pierrot, um menino parisiense de apenas sete anos, de repente fica órfão e sozinho no mundo. Em Paris, Ansel é seu melhor amigo, mas diferente de Pierrot ele é judeu e mesmo nenhum dos dois sabendo o que isso significaria mais tarde, eles começam a sofrer as consequências quando são separados.
Ele precisa ir embora da França, e acaba vivendo com sua tia – ainda por ele não conhecida – Beatrix, governanta de uma enorme casa no topo das montanhas na Alemanha. Ele então segue viagem de trem rumo à sua nova casa. Mas não é uma época comum, estamos em 1935 e a Segunda Guerra Mundial está se aproximando, e esta casa onde Pierrot está indo morar também não é um casebre qualquer, é a casa de Adolf Hitler.
O garoto cresce neste lar rígido, e logo se torna membro da Juventude Hitlerista e protegido do Führer. Logo ele se vê amadurecendo em um ambiente repleto de segredos, o que o faz mudar como pessoa e enxergar as coisa de maneira diferente.
No decorrer de mais uma obra de John Boyne que adquiri, acompanhamos a história do jovem menino ao longo de nove anos, e podemos ver de perto a mudança na personalidade do protagonista, principalmente quando Hitler começa a entrar na cabeça dele e lhe fazer enxergar como a Alemanha foi prejudicada e como ele conquistaria o que ‘era de seu povo por direito’.
Digo que logo fiquei com raiva do personagem principal, visto as maldades e atitudes que ele toma diante às pessoas que ele acreditava ser subordinadas à ele.
A narrativa de um dos meus autores preferidos, claro que continua surpreendentemente cativante e fácil de entrar no ciclo vicioso do ‘só mais um capítulo e depois eu durmo’.
Apesar de quem lê ‘O Menino no Alto da Montanha’ já saber o final da guerra, torcemos para que Pierrot tenha um final diferente de seu tão ‘aclamado’ Hitler, e é surpreendente como isso me consumiu de dentro para fora aguçando minha curiosidade para saber se Pierrot sairia vivo e levaria uma vida diferente depois da guerra, mas isso não posso lhes contar pois terão que ler o livro tambem!
Sendo meu tema preferido de livros – crianças na Segunda Guerra – este é diferente de tudo o que já li, sendo a primeira história que mostra o lado de uma criança alemã e como as coisas ocorreram para quem estava ‘deste lado’ da guerra.
Então se você também curte um drama neste estilo, ‘O Menino no Alto da Montanha’ é a pedida certa para você! Foi uma leitura emocionante, que me despertou sentimentos contraditórios e confusos, e me fez pensar em como toda essa história horrível realmente aconteceu e nos afeta até os dias de hoje!
Se gostaram e se interessam em comprar o livro, comprei o meu na Amazon e paguei R$ 24,76! Sou fã da Amazon, e super recomendo, sem contar que a entrega é sempre MUITO rápida!
Espero que tenham gostado!
˜xoxo˜
Foto: Reprodução