‘Peter e Pax, menino e raposa inseparáveis. Mas a guerra se aproxima, e guerras nem sempre respeitam os laços de amizade e amor.
Em uma perigosa jornada para resgatar sua raposa, Peter terá que domar sua natureza feroz, enquanto Pax descobre a liberdade e os perigos do mundo selvagem. ‘É o seguinte folks, vocês precisam parar para ler este livro. Tudo bem se vocês não gostarem muito de ler, mas neste caso precisamos abrir uma excessão.
O livro de Sara Pennypacker com ilustrações de Jon Klassen é simplesmente um MUST HAVE na sua coleção pessoal de livros. Eu, como vocês bem sabem, amo histórias que envolvam a Segunda Guerra Mundial vista pelos olhos de crianças, já li uma porção deles e fiz resenhas aqui no blog. PAX, é uma exceção à regra por vários motivos, e um deles é o fato de a guerra não ser realmente debatida no contexto, nós sabemos sim que a guerra está acontecendo mas não temos acesso a grandes detalhes uma vez que nosso foco é Peter e Pax.
Estamos no começo da guerra e por conta de todo perigo que a sociedade enfrenta e das dificuldades, Peter precisará se mudar e viver com seu avô e não mais com seu pai, e para que isso aconteça, Peter se vê forçado a abandonar sua jovem raposa e melhor amigo, Pax. Arrasado e inconformado com o acontecimento, o menino decide sair na calada da noite em busca de seu companheiro e então muitas coisas acontecem que tocarão seu coração e te farão sorrir no meio deste caminho!
É o tipo de leitura que te encanta desde o primeiro capítulo até a última linha do capítulo final, sem brincadeira. Não tive nenhum momento em que empurrei a leitura com a barriga para terminar logo, pelo contrário, quanto mais proximo do fim mais ansiosa eu ficava para saber o final e por não querer que a história terminasse.
Ele é narrado em capítulos intercalados, pelo menino e pela raposa, e pode parecer bobo – como assim uma raposa contando sua visão da historia? – mas de bobo não tem é nada. A autora o escreveu de maneira tão encantadora que qualquer um que o lê vai se apaixonar. Temas como amizade, relações entre familiares, perdas e recomeços fazem parte do recheio deste livro lindo e único que tenho o prazer de ter na minha estante.
Falando da parte estética do livro agora. Meu Deus, que delicadeza tiveram ao fazer a capa de PAX. Capa dura sempre dá um ar mais sofisticado aos livros, mas o toque sedoso e as ilustrações de todo este projeto encantam ainda mais e completam a história e a experiência que foi lê-lo.
Quem aqui já leu PAX? Super indico a leitura para qualquer idade. Comprei o meu na Amazon como sempre faço, corre lá no site dar uma olhadinha!
Espero que tenham gostado!
˜xoxo˜